CALENDÁRIO DA DANÇA

William Forsythe ganha exposição no Sesc Pompeia

Quarta, 03 de Abril de 2019 | por Portal MUD |

Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho como coreógrafo, o multiartista norte-americano vem, desde o início dos anos 1990, criando uma série de trabalhos focados nos objetos coreográficos, em movimento. No SESC Pompeia, a exposição "Objetos Coreográficos" reúne onze de suas obras, com curadoria da Forsythe Produções em colaboração com a escritora e crítica de arte Veronica Stigger. Esta é a primeira mostra do artista no Brasil.

Em suas produções, Forsythe propõe a colocação do corpo do observador em movimento a partir dos estímulos de cada obra. Cada criação do artista foi pensada para ser vivenciada por meio das ações dos visitantes.

São objetos concebidos para estimular a ação e a percepção do corpo não coreografado, só adquirindo plena função a partir da interação com o público”, explica Veronica Stigger.


A Fábrica e a coreografia

Como as obras são atravessadas pelo movimento dos espectadores dentro da infraestrutura do Sesc Pompeia, foi necessário estabelecer o diálogo entre a arquitetura do edifício, projetado por Lina Bo Bardi, com a exposição do coreógrafo.

Dessa simbiose artística, surge um cenário inédito para o trabalho de Forsythe. Por exemplo, a obra “Insustentáveis, São Paulo (2019)”, desenvolvida especialmente para a exposição, é formado por um conjunto de painéis suspensos que criam um círculo sobre a Área de Convivência. Por meio dos painéis, os visitantes receberão orientações para se deslocarem e interagirem com o espaço.

Considerando os locais em que serão exibidas, as obras já conhecidas do artista foram reelaboradas para a mostra. É o caso de “Em nenhum lugar e em todos lugares ao mesmo tempo, São Paulo (2015/2019)”, composta por mais de 400 pêndulos pendurados no Galpão em um constante vai e vem, fazendo o público se deslocar pelo espaço em uma forma de coreografia para desviar dos objetos. Nessa “valsa” da exposição e a arquitetura, só a inatividade não tem lugar.

A mostra irá até 28 de julho de 2019. Saiba mais aqui.


*TODA A PROGRAMAÇÃO É FORNECIDA PELA PRODUÇÃO DOS EVENTOS E/OU PELOS ESTABELECIMENTOS E ESTÁ SUJEITA A ALTERAÇÃO. CONFIRME SEMPRE ANTES DE SAIR DE CASA!

Calendário da Dança do Portal MUD é uma plataforma de divulgação colaborativa. O seu evento também pode ser divulgado em nosso site e redes sociais!

Crie o seu perfil profissional e/ou o do seu negócio no Mural da Dança e divulgue o seu evento. Faça parte você também! 



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.