LABORATÓRIO DA DANÇA

Uma perfeita união: Dança e Nutrição

Quarta, 06 de Junho de 2018 | por Tatiana Cotrim |

A alimentação adequada tem um papel fundamental na aquisição e manutenção de uma boa saúde. A dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo.

A importância da nutrição durante todo ciclo vital é notável, sendo que na infância, além da sobrevivência, a nutrição adequada é indispensável para o crescimento e desenvolvimento.

A nutrição constitui o alicerce para o desempenho físico, sendo muito importante para a saúde geral do bailarino, em qualquer faixa etária. 

O papel do nutricionista é fundamental em quaisquer uma das modalidades de dança, tendo como foco principal a manutenção ou melhora do estado nutricional, e para isso, imprescindivelmente faz se necessário um acompanhamento nutricional que consiste em reforçar hábitos corretos de alimentação ou corrigi-los, evitando assim distúrbios psicológicos e endócrinos como por exemplo: a anorexia, bulimia e amenorréia, desordens essas, muito freqüentes nos dias de hoje. Com a disponibilidade de informações nutricionais adequadas os problemas  futuros são evitados.

De modo geral, a prática da dança, seja clássica, contemporânea ou moderna, permite desenvolver e enriquecer as qualidades do ser humano, tanto físicas como as mentais ou psíquicas, além de contribuir para a melhora da postura, favorecer a queima do excesso de gordura corpórea total, desenvolver a musculatura e possibilitar uma melhor capacidade respiratória.

No contexto da dança, acredita-se que pessoas magras terão melhor desempenho, porém essa atitude acarreta hábitos alimentares insatisfatórios, retardando a obtenção de um bom resultado.

Muitas bailarinas acreditam que o peso baixo leva a um melhor rendimento, pois se encontram sob pressão de professores que cobram níveis de gordura corporal inferiores ao parâmetro ideal e, com isso, torna-se comum encontrar bailarinas que apresentam transtornos alimentares, osteoporose e amenorréia. Também existem casos de bailarinas que precisam perder peso muito rápido para uma apresentação ou para uma audição, ou seja, uma seleção para ingressarem em uma companhia de dança.

São raras as academias de dança que se preocupam com questões nutricionais bem como informações que ajudariam a prevenir certos problemas de saúde.

Uma dieta equilibrada e mais saudável deve incluir frutas, verduras, legumes e cereais, leite e derivados e carnes magras, pois contêm nutrientes, como carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais.

A principal função dos carboidratos é fornecer energia para as diversas atividades do organismo. Os principais carboidratos complexos são: arroz, feijão, batatas, pães e os carboidratos simples são: doces, balas e açúcar comum.

Os lipídios têm como principal função o fornecimento de energia e o auxílio na síntese de hormônios. A gordura saturada é encontrada principalmente em fontes animais como leite integral e derivados, carne de porco, óleo de coco e cremes em geral. Dê preferência às gorduras insaturadas, encontradas principalmente em fontes vegetais como margarina, óleo de milho, soja e girassol.

As proteínas servem para manter as estruturas das células e fornecer as substâncias necessárias para a síntese de novas células. Substitua a carne vermelha, a carne de porco e derivados (tender, presunto), ricos em gordura saturada, pela carne branca das aves e peixes.

As vitaminas e minerais desempenham papel fundamental em diversas reações químicas do organismo, além de auxiliarem na prevenção de várias doenças. As principais fontes de vitaminas e sais minerais são as frutas, verduras e legumes.

Conhecendo o perfil nutricional dos bailarinos é possível orientá-los quanto a uma alimentação balanceada e riscos de restrições alimentares.

E importante ressaltar que o baixo consumo de calorias pode gerar atraso no crescimento e, com baixo valor energético total na dieta, a proteína será usada como energia interferindo na formação de novos tecidos e na taxa de crescimento. 

A orientação nutricional deve ser individualizada, levando em consideração os parâmetros de avaliação nutricional (peso, estatura, idade, sexo), hábitos alimentares, tipo de dança e freqüência em que ocorre.


Dicas para mudar seus hábitos de vida e manter ou melhorar o seu peso:

- Alimente-se de forma nutricionalmente balanceada;

- Realizar cinco ou seis refeições por dia;

- Mastigar bem os alimentos;

- Ao invés de ingerir salgados ou doces nos intervalos das refeições, prefira uma fruta;

- Diminua o consumo de gorduras;

- Aumente a ingestão de água;

- Preste mais atenção ao ato de comer;

-  Não coma lendo ou assistindo televisão;

- Observe bem como têm sido seus padrões alimentares;

- Alimente-se em locais apropriados e tranqüilos;

- Procure iniciar as refeições pela salada;

- Na véspera e no dia de apresentação ou audição não utilize alimentos estranhos, condimentados e ricos em fibras, para evitar possíveis transtornos intestinais;

- Após o exercício é importante continuar a hidratação e repor as reservas de energia, utilizando alimentos ricos em carboidratos complexos.    


Melhore sua alimentação! Agende um atendimento nutricional personalizado.  


Você sabia que no Mural da Dança é possível se conectar a profissionais de todo o país? Por meio dele você tem a oportunidade de conhecer e estabelecer contatos com bailarinos, coreógrafos, professores, academias e muitos outros profissionais que movimentam o mundo da arte, além da possibilidade de expor seu portfólio e experiências para visibilidade de todos. Acesse, cadastre-se gratuitamente e faça parte dessa experiência!

Publicado por :



Tatiana Cotrim

Bailarina e nutricionista



Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.