Ensino de dança hoje - textos e contextos
de Isabel A. Marques
Editora Cortez (6ª edição) / 2011 / 136 páginas
Na LDB n.º 9.394/96, a Arte é reconhecida como disciplina escolar obrigatória no currículo. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Arte é uma das áreas curriculares e a dança é indicada como linguagem artística diferenciada a ser trabalhada pelas escolas.
Isabel A. Marques, formada em Pedagogia pela USP, fez mestrado no Laban Centre for Movementand Dance (Londres) e doutorado na Faculdade de Educação da USP/96. Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artística no Brasil e no exterior. Assessorou a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME-SP (gestão Paulo Freire), o MEC, a Unesco na redação de documentos para a inclusão da dança no currículo escolar no Brasil e na América Latina. Ministrou cursos de pós-graduação em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná, Goiás, Pernambuco, entre outros. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança, em 1996, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (SMC/SP) e pelo ProAC (SEC/SP). Autora do livro "Ensino de Dança Hoje", pela Cortez Editora. Em 2001, com Fábio Brazil, fundou o Caleidos Arte e Ensino, hoje Instituto Caleidos, em são Paulo/SP, ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo trabalhos nas áreas de dança e de educação.