Fortalecendo o Povo Preto - oficina de capoeira

por Asili Coletiva

Oficina | Danças Brasileiras

Data: Quartas-feiras, a partir de 07 abril

Horário: das 17h às18h30

Inscrições e informações: Instagram do grupo @asilicoletiva e o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1-BsYxHfDmzVOrrLZl-lIk0benMPOjEFXZaMR1LiIWpo/viewform?chromeless=1&edit_requested=true

Classificação: Livre

Atividade Gratuita


Neste mês de abril, o grupo de dança Asili Coletiva dá início a uma série de cursos e workshops gratuitos de capoeira, música e dança. Intitulada ‘Fortalecendo o Povo Preto’, as atividades baseiam-se no compartilhamento de saberes e manifestações de origem negra. Na primeira edição, o grupo de dança promove uma oficina de capoeira e foca as comunidades da zona norte paulistana. As aulas são gratuitas, realizadas de modo online e a condução fica a cargo do Mestre Faíska.

O diretor da Asili Coletiva, o bailarino e educador Felipe Cirilo, explica que o grupo elaborou diferentes atividades visando ampliar a interlocução do grupo com comunidades marcadas por grande presença negra em cada uma das regiões da capital paulistana e, sobretudo, estimular a integração de diferentes pessoas, bairros e regiões.

As aulas de capoeira com o Mestre Faíska terão início no dia 07 de abril e se estendem até o mês de julho. As atividades são abertas a pessoas de todas as idades, desde que aptas à prática de atividades físicas ou com liberação médica. Com fundamentos da capoeira regional e angola, esse tipo de prática estimula as habilidades psicomotoras, fortalecimento e alongamento da musculatura, melhora na condição cardiovascular, consciência corporal e equilíbrio emocional, entre outros benefícios. Do ponto de vista social, a atividade estimula o contato com saberes ancestrais, ampliação do senso de comunidade e novas redes de amizades – prática tão impactada pela pandemia por Covid-19.

A série de atividades Fortalecendo o Povo Preto integra o projeto Quilombo das Artes, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.